ATA DA ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA
Aos dezoito dias do mês de Setembro de 2011, nas dependências do Condomínio Rio Tejo, instalou-se em segunda chamada, às 10 horas, com a presença dos condôminos conforme lista de presença anexo a esta, a Assembléia Extraordinária, para deliberarem sobre os seguintes assuntos:
1. INFORMAR SOBRE A OBRA EMERGENCIAL DA CAIXA D’AGUA
2. ESTACIONAMENTO – ENTRADA DE VISITANTES
3. APRESENTAR ORÇAMENTOS REFERENTE A:
a. REFORMA ELÉTRICA;
b. PAVIMENTAÇÃO ESTACIONAMENTO;
c. INTERFONES;
d. JANELAS DAS ESCADARIAS;
e. CERCA SOBRE OS GARAGENS E MUROS;
f. PARA RAIOS.
Iniciados os trabalhos, a assembléia foi presidida pelo Sr. Giovani, Síndico que convidou a mim Dr. João Roberto, responsável pela administradora para secretariar esta Assembléia. Iniciados os trabalhos, esclareceu que para evitar tumultos seriam discutidos apenas e tão somente os assuntos previstos na pauta. Com relação ao primeiro item, informou que a empresa que promoveu o conserto das lajes detectou um vazamento na caixa d’água que poderia colocar em risco a integridade física do prédio e dos condôminos, de forma que, com parte do saldo do rateio anterior, a comissão decidiu por promover o conserto em caráter de URGÊNCIA, sendo certo que a prestação de contas deste serviço resta demonstrada nos balancetes do prédio. Passou para o segundo item da pauta, ou seja, regulamentação do uso do estacionamento por visitantes, tendo a comissão apresentado e lido aos presentes as normas e condições de uso, lembrando que as normas seriam integradas às normas de uso do estacionamento já em vigor. Após a leitura e discussão acerca da matéria, os condôminos chegaram a um consenso, tendo sido contrários as unidades 41-A, 54-B e 51-A, de forma que serão acrescidas às normas de uso do estacionamento as seguintes clausulas aditivas:
REGULAMENTO DO ESTACIONAMENTO – VISITANTES
1. Para uso de visitantes, o Condomínio Rio Tejo permitirá, caso hajam vagas não ocupadas por moradores, que estacionem no recinto um limite máximo de 6 (SEIS) veículos, respeitando as seguintes condições:
a. Fazer o cadastro previamente com qualquer um dos membros da administração, utilizando-se das seguintes formas de contato:
i. Pessoalmente;
ii. Via e-mail condom.riotejo@gmail.com com no mínimo 24h de antecedência:
iii. Via telefone com no mínimo 24h de antecedência: (11) 8531-2908;
2. Respeitar o espaço reservado no estacionamento para visitantes em frente ao BLOCO C;
3. Permitir somente o cadastro de 1 (um) veículo por apartamento/dia, respeitando-se o limite máximo citado no item 1;
4. Permanecer no máximo 12 (doze) horas, a partir da hora de entrada, sendo prorrogáveis por mais 12 (doze) horas caso haja vagas disponíveis ao término de cada período e desde que não haja solicitação de outro condômino que não tenha feito uso da vaga no mesmo período;
5. Manter sobre o painel dianteiro do veículo a autorização fornecida por um dos membros da administração durante a utilização do estacionamento;
6. Estacionar os veículos com os escapamentos em direção ao pátio, evitando que os gases poluentes emitidos entrem nos apartamentos 13 e 14 do BLOCO C;
7. Devolver a autorização fornecida ao término da utilização do estacionamento a um dos membros da administração;
8. É PROIBIDA a entrada de veículos de visitantes sem a prévia autorização por escrito da administração;
9. Ao morador que possuir uma vaga de garagem devidamente fechada e que não esteja sendo ocupada por nenhum veículo, poderá ceder o espaço para utilização por um veículo de visitante, respeitando as normas estabelecidas;
a. Não será permitido em hipótese alguma o estacionamento de veículos do lado externo da garagem.
10. O limite de vagas para visitantes poderá ser alterado pela administração para mais ou menos vagas sempre que for necessário, ou até mesmo zerar este número em função da ocupação dos moradores;
11. Alterou-se o horário em que o veiculo NÃO poderá ficar do lado de fora da garagem que antes era das 18h às 6h, para o período das 20h às 8h.
12. Estas regras, exceto a de nº 11, ficarão em regime experimental por 90 (noventa) dias, aprovadas após a experiência tornar-se-ão validas por prazo indeterminado.
13. ESTE REGULAMENTO ENTRARÁ EM VIGOR A PARTIR DE SUA APROVAÇÃO NA ASSEMBLÉIA DE 18/09/2011;
14. O DESRESPEITO A QUALQUER UM DOS ITENS ACIMA, IMPLICARÁ EM MULTA NO VALOR DE 100% (cem por cento) DA TAXA CONDOMINAL VIGENTE, A SER COBRADO JUNTO AO BOLETO BANCÁRIO DO CONDOMÍNIO NO MÊS SUBSEQUENTE;
Passou a ser discutido os subitens previstos no item 3 da convocação, um a um, votando-se ao final dos esclarecimentos e apresentação dos orçamentos, ou seja: REFORMA DA PARTE ELÉTRICA – Os condôminos foram informados que as instalações elétricas que partem da caixa central do prédio até as unidades autônomas são de responsabilidade exclusiva dos condôminos, de forma que a vista da diferença da quantidade de material a ser empregado para o reparo em cada unidade é desproporcional, o que irá penalizar os condôminos de um modo geral. Salientou que diante dos modernos equipamentos bem como da quantidade destes adquiridos pelos condôminos, os cabos não estão suportando a carga, razão pela qual devem ser substituídos. Para não haver prejuízos, a comissão decidiu pela ORIENTAÇÃO aos condôminos para que façam a substituição dos cabos de energia desde a caixa central da unidade até a caixa interna da unidade autônoma, utilizando-se de cabos flexíveis de 10mm em substituição aos de 3mm que estão atualmente, medida esta de segurança e dos disjuntores, devendo o condômino comunicar aos membros da comissão quando for realizar a substituição para que possa ser promovida a abertura da caixa central e responsabilizar-se pelo correto fechamento das caixas de passagem e até mesmo pelos danos que possam ser causados nas tampas, bem como pela contratação de eletricista profissional.
PAVIMENTAÇÃO DO ESTACIONAMENTO – Esclareceu que solicitou orçamento para pavimentar o páteo de estacionamento que está em estado lastimável, de início orçou somente a pavimentação com bloquetes de concreto, cujo orçamento seria na ordem de R$ 20.000,00, entretanto, foi alertado pelo administrador que em outro prédio que este serviço foi executado com bloquetes não ficou bom, pois o piso cedeu, além de crescer mato em volta do bloquete, o que irá obrigar a promover constantes manutenções para remoção do mato. Decidiu-se então buscar outros orçamentos e outras soluções para o pateo, que serão discutidas futuramente. INTERFONE – Esclareceu que o sistema é arcaico, de difícil reparo, uma vez que conserta o contato de uma unidade e imediatamente o de outra unidade estraga, e assim por diante. Solicitou orçamento para substituir o atual sistema por um sistema digital, de ultima geração, que possibilita inclusive o contato entre as unidades, uma vez que funciona como uma central telefônica, podendo inclusive ser conectado um telefone sem fio. O custo para substituição do sistema está orçado em R$ 8.000,00, podendo sofrer pequenas alterações até a data do fechamento do contrato;
JANELAS DAS ESCADARIAS – Há muitas janelas quebradas e, em alguns andares falta até mesmo a janela, por isso solicitou dois orçamentos, um para promover o conserto das janelas no valor de R$ 1.700,00 e outro para substituir as janelas por vidro temperado ao custo unitário de R$ 1.000,00, perfazendo um total de R$ 15.000,00. CERCA SOBRE AS GARAGENS E MUROS – Esclareceu que o condomínio esta com problemas sérios de invasão através dos muros das garagens e até mesmo pela grade frontal do prédio, tendo inclusive um dos condôminos presentes intervindo para colocar estranhos para fora do condomínio. A sugestão da comissão é pela instalação de cerca tipo “concertina” por sobre as garagens e cerca elétrica por sobre as grades frontais do prédio. Esclareceu que tanto o interfone quanto a instalação da cerca é questão de segurança para os condôminos. O orçamento para este serviço é de R$ 8.000,00. PARA RAIOS – Esclareceu que o atual sistema é falho e necessita ser reformado, entretanto, ainda não há orçamento para este serviço, de forma que não será discutido nesta assembléia.
Passou-se então a discutir e colocar em votação os orçamentos, tendo os condôminos decidido o seguinte: PAVIMENTAÇÃO DO ESTACIONAMENTO - Decidiu-se buscar outros orçamentos e outras soluções para o pateo, que serão discutidas futuramente; INTERFONE – Decidiu pela substituição do sistema o mais rápido possível, por tratar-se de questão de segurança; JANELAS DAS ESCADARIAS – Por questões orçamentárias, decidiu-se pelo conserto das janelas mantendo o padrão atual; CERCA SOBRE AS GARAGENS E MUROS – O Sr. Presidente esclareceu que a cerca a ser instalada sobre as grades ficará a uma altura de aproximadamente 2,40 metros do piso, de forma que somente se a grade for escalada e que poderá ser tocada e, nesse caso, por tratar-se de segurança certamente nenhum condômino irá escalar as grades. Colocado em votação restou aprovada a instalação das concertinas e da cerca elétrica. Uma vez aprovado, passou a discutir os orçamentos, quando então esclareceu que o saldo de caixa não é suficiente, de forma que, será necessário ratear uma parte para não desguarnecer o caixa. Sugeriu-se que rateio fosse no valor de R$ 50,00 e manutenção do rateio de fundo de obras. Colocado em votação restou aprovado que o rateio será em 6 (seis) parcelas de R$ 30,00 cada uma, iniciando-se em Outubro, mantendo o rateio de fundo de obras.
Nada mais havendo a ser tratado, agradeceu a presença de todos e pediu apoio para resolver todos os problemas do condomínio, dando por encerrada a Assembléia, extraindo a presente Ata que vai assinada por mim, Giovani da Silva Almeida que presidi, pela tesoureira Edite de Alcântara Mendes dos Santos e por mim, João Roberto Alves que secretariei esta Assembleia.
Giovani da Silva Almeida | Edite Alcântara M dos Santos | |
Síndico | Tesoureira | |
João Roberto Alves | ||
Secretário |
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